Após publicação do Blog, do caso Leryston, secretaria de saúde emite nota

Anderson Souza
Foto: Reprodução

Após a publicação do Blog, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba emitiu uma nota esclarecendo a situação do paciente Leryston Matheus Araújo, conhecido como Leleu Guerreiro, que enfrenta a Epidermólise Bolhosa e suas dificuldades em obter os curativos e fórmulas nutricionais essenciais para o seu tratamento.

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

PUBLICIDADE

O Blog entrou em contato com Leryston, onde sua mãe respondeu que recebeu parte dos medicamentos, e ainda continua na luta para receber a alimentação que há dois anos se arrasta com o processo judicial.

Veja nota:

Nota de resposta – Epidermólise Bolhosa, paciente Leryston

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o caso do paciente Leryston Mateus Araújo trata-se de demanda judicial para fornecimento de curativos especiais e fórmulas nutricionais. Conforme decisão judicial, a responsabilidade de aquisição desses insumos para o paciente é do Ministério da Saúde e do Estado da Paraíba, obedecendo todos os trâmites legais.

A SES reitera que o pedido de curativos especiais chegou na 3ª Gerência Regional de Saúde, em Campina Grande, na última sexta-feira, dia 19/01/2023, e nesta segunda-feira, dia 22/01/2024, a responsável pelo paciente recebeu o quantitativo para três meses. Quanto aos suplementos alimentares, será encaminhado ainda nesta segunda (22) à 3ª Gerência Regional de Saúde, o suplemento normocalórico e normoprotéico (Ensure®️) para atendimento por três meses e quanto ao suplemento hiperproteico com nutrientes específicos (Novasource Proline®️), aguardamos o recebimento por parte da empresa licitante para prosseguirmos com o atendimento da demanda.

É importante ressaltar que a demanda em questão não se trata de medicamentos fornecidos pelo Cedmex, uma vez que o centro é o estabelecimento farmacêutico de uma política pública de medicamentos de distribuição gratuita no âmbito do Sistema Único de Saúde e o paciente Leryston não possui cadastro no Cedmex para recebimento de tais componentes.

João Pessoa, 22 de janeiro de 2024

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.