Prefeitura de Campina Grande abre nova unidade de saúde na Ramadinha I

Anderson Souza
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Campina Grande inaugurou, na noite desta quinta-feira, 14, a Unidade Básica de Saúde Maria Marques Diniz. O prefeito Bruno Cunha Lima realizou a entrega da UBS, que vai atender a uma população referenciada de mais de 3 mil pessoas, abrangendo os moradores do Conjunto João Paulo II e comunidade do Bosque, áreas que anteriormente eram descobertas de Atenção Primária à Saúde.

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

PUBLICIDADE

A UBS porte I tem consultório médico, consultório de enfermagem, sala de curativos e procedimentos, farmácia, recepção, área para atividades coletivas dos grupos de saúde, banheiros e todos os espaços com acessibilidade. Em breve, a recepção será climatizada para dar mais conforto aos cidadãos atendidos.

A ação faz parte do eixo de estruturação e ampliação da Atenção Básica do programa Saúde de Verdade. Em sua fala, o prefeito Bruno destacou os investimentos que estão sendo realizados na região Oeste, como a segunda etapa do canal de Bodocongó, a abertura da nova avenida Plínio Lemos, a urbanização do canal da Ramadinha, entre outros. “Tudo isso demonstra o propósito do trabalho que está sendo empenhado em Campina. Um projeto que prioriza o bem-estar das pessoas, que leva dignidade e respeito a quem mais precisa”, disse o prefeito.

PUBLICIDADE

A ex-vereadora Carol Gomes, que foi uma das solicitantes da implantação da UBS, esteve na solenidade, ao lado dos vereadores Janduí Ferreira e Aldo Cabral. Também estiveram presentes a primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima; o secretário executivo de administração e finanças da Secretaria de Saúde, Emmanuel Sousa; a Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Kamila Cirne; e o líder comunitário Kinha Sousa, que inclusive colocou a sua casa própria à disposição para locação a fim de garantir a implantação da UBS na comunidade.

Homenageada

A unidade fica na Rua Brasilina Gervásia, 82. A UBS recebeu o nome de Maria Marques Diniz, que foi uma assistente social natural de Campina Grande, tendo nascido em 26 de janeiro de 1952. Formou-se na Universidade Estadual da Paraíba em 1982 e passou a atuar na construção do bairro Ramadinha I. É considerada uma das fundadoras do local, tendo sido também presidente do Clube de Mães Ana Maria Florindo, coordenadora da equipe de idosos, entre outras funções.

100% da Atenção Básica

Com mais esta unidade, o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) chegou a 121 em Campina Grande. Na próxima segunda-feira, 18, o prefeito Bruno vai lançar o programa “Campina Atende Mais”, que visa atingir cobertura de 100% da população na Atenção Primária à Saúde, saltando para 207 equipes na cidade. O lançamento acontece às 10h no Seminário Diocesano Dom João Maria Vianney, no Alto Branco, com participação de representantes do Ministério da Saúde.

Compartilhe esta notícia