Boas práticas na manipulação de alimentos no Restaurante Universitário da UFCG

Anderson Souza
Foto: Reprodução

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) adota rigorosos processos de manipulação de alimentos para garantir a segurança e a qualidade das refeições servidas.

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

PUBLICIDADE

Recebimento e Armazenamento

Os insumos recebidos são inspecionados e armazenados de acordo com suas necessidades específicas, seguindo o princípio PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Apenas produtos que atendem aos padrões de qualidade são aceitos.

Higienização

Todos os funcionários utilizam uniformes, toucas e luvas, além de lavarem as mãos frequentemente. As instalações e utensílios são limpos e desinfetados regularmente. Frutas, legumes e verduras passam por um processo rigoroso de higienização.

Preparo dos Alimentos

Para evitar contaminação cruzada, há uma separação entre áreas e utensílios para alimentos crus e cozidos. Temperaturas de cocção são monitoradas e receitas padronizadas são seguidas para garantir segurança e qualidade.

Distribuição

PUBLICIDADE

Os alimentos são mantidos em temperaturas adequadas até serem servidos. Há um monitoramento constante do buffet para assegurar que os pratos permanecem nas condições ideais.

Capacitação e Controle de Qualidade

Os funcionários participam de treinamentos contínuos sobre segurança alimentar. Além disso, o RU realiza análises microbiológicas periódicas dos alimentos e da água para garantir a conformidade com os padrões de segurança.

Essas boas práticas asseguram refeições seguras e saudáveis para toda a comunidade acadêmica da UFCG, refletindo o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar de seus frequentadores.

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.