Os marcos da gestão de Bruno Cunha Lima e Asfora Neto na Educação de Campina Grande

Anderson Souza
Foto: Reprodução

A gestão do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) e do secretário de Educação Asfora Neto tem deixado uma marca significativa no cenário educacional de Campina Grande.

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

PUBLICIDADE

Durante uma entrevista, o secretário disse que o prefeito Bruno fez um pedido antes mesmo que ele assumisse a Secretaria de Educação, “quando for fazer qualquer ação na secretaria, pense, e se fosse seu filho?”.

Baseado nisso, Asfora tem conduzido a secretaria com comprometimento em efetuar ações que promovem uma educação mais inclusiva, inovadora e acessível.

São mais de 99 escolas beneficiadas com tvs smart, internet em alta velocidade, laboratórios de informática, kits de robótica. Os alunos já receberam cerca de 1000 óculos de grau, fardamentos e materiais escolares, além de notebooks para professores, técnicos e gestores.

O Programa Sem Tempo a Perder trouxe para os alunos e crianças das creches, aulas de reforço em português e matemática, colônia de férias com práticas esportivas e merendas. Já o Programa de A a Z, vem beneficiando a alfabetização das crianças do pré II, primeiro e segundo ano do fundamental.

As unidades com ensino bilíngue aumentaram de uma maneira significativa. Passou de 8 (2021) para 16 (2024), além do ensino integral, que possuía em apenas 1 unidade e agora já está presente em 21 escolas do município.

O Projeto Jogada de Mestre está beneficiando mais de 1000 alunos com aulas de xadrez, como também o Projeto Uipuro, em parceria com o curso de música da UFCG, trouxe aulas de músicas para milhares de estudantes.

PUBLICIDADE

O Cine Capitólio está sendo requalificado passando a se chamar de “Capitólio da Educação”, onde irá oferecer atividades artísticas, culturais e educacionais para os jovens campinenses.

Construção, ampliação e reformas de creches e escolas. Mais de 25 unidades já foram ou estão sendo reformadas/construídas, onde 15 já serão entregues esse ano. Além disso, serão construídas 5 digitecas, que receberão leitores de livros digitais, áudiobooks e livros físicos.

A criação da Clínica Escola do Autismo, espaço que proporcionará assistência integral a crianças com autismo, oferecendo acompanhamento em saúde e educação.

Reativação do transporte escolar da zona rural, ampliando em quase 30% da frota, com 9 ônibus escolares novos de uma só vez.

Mais de 2000 progressões de carreira foram concedidas aos profissionais educação. Esse volume é maior do que somado os 18 últimos anos.

Durante a gestão de Bruno a qualidade de ensino de Campina subiu quase 50 posições entre as cidades brasileiras, no quesito da qualidade da educação, segundo o Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios (2022 – 2023). Além de receber premiação pelo Instituto Aquila (Rede Bandeirantes Nacional) obtendo a melhor a educação da Paraíba entre os anos de 2021 – 2023.

Leitura Digital PB

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.