Escola Nacional de Circo recebe visita de cônsul do Canadá

Anderson Souza

A Escola Nacional de Circo (ENC), da Fundação Nacional de Artes – Funarte, recebeu na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro, a visita de Jason Naud, cônsul do Consulado Geral do Canadá em São Paulo e Diretor do Escritório do Governo de Québec em São Paulo. Naud conheceu o espaço e conversou com profissionais da escola e diretores da Funarte.

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Estamos muito contentes de estar aqui hoje e muito felizes de colaborar com a Escola Nacional de Circo, sobretudo com a colaboração que a Escola tem com o Cirque du Soleil, a trupe de circo mais famosa do mundo que vem do Québec. Está sendo uma visita muito agradável hoje, estamos muito impressionados pelos atletas e pelos projetos que são desenvolvidos aqui na escola”, declarou Jason Naud.

Funarte e Cirque de Soleil

Naud fez referência à parceria firmada pela Funarte com o Cirque du Soleil em setembro deste ano, para troca de experiências e melhores práticas no campo da performance humana. Entre as ações desenvolvidas por meio dessa cooperação está a integração da Funarte ao programa de desenvolvimento de talentos NexGen, uma colaboração entre o Cirque du Soleil Inc. e centros de treinamento de talentos de todo o mundo, que busca fornecer oportunidades de treinamento de alto nível para talentos emergentes em diversos países.

Fundado em 1984 e sediado no Quebec, Canadá, o Cirque du Soleil tem cerca de 1.300 artistas de mais de 50 países. Já a Escola Nacional de Circo da Funarte está em atividade há 40 anos, formando milhares de profissionais na linguagem artística, presentes hoje em grandes companhias como o próprio Cirque du Soleil. A companhia canadense conta hoje em seu corpo de artistas com os formados pela Escola Nacional de Circo: Helder Vilela, presente no espetáculoBazzar, que estreia neste 8 de dezembro no Rio de Janeiro (RJ), no Parque Olímpico, e fica em cartaz até 31 de dezembro; Vanessa Calado; Olavo Muniz; e Denise Torres.

A parceria da Funarte com o Cirque de Soleil e outras instituições vai de encontro às ações de internacionalização que a Fundação tem realizado para ampliar a inserção da cultura brasileira no exterior e desenvolver programas permanentes de cooperação para intercâmbio cultural internacional, reforçando as oportunidades para artistas brasileiros em todo o mundo.

Cooperação do Canadá

O cônsul do Canadá visitou a Escola Nacional de Circo junto com Rafael Baldrighi, adido para assuntos públicos, culturais e educacionais do Québec no Brasil. Eles foram recebidos por servidores da Funarte e profissionais da escola, como Bruma Saboya e a coordenadora da ENC, Liliam Lauria, e pelo diretor executivo da Funarte, Marcelo Nery, e o diretor de artes cênicas da Fundação, José Maurício de Oliveira.

“Esperamos colaborar ainda mais nos próximos anos. O Escritório do Governo de Québec em São Paulo fica à disposição da Escola Nacional de Circo para todo o tipo de colaboração que nós possamos ter nos próximos anos, seja no nível da formação, treinamento, intercâmbios, materiais e espetáculos. Ficaremos muito contentes de continuar colaborando com vocês”, completou o cônsul Jason Naud.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é parceiro da Funarte na gestão do Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo. A ENC está localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Criada pelo circense Luiz Olimecha e Orlando Miranda, então presidente do antigo Serviço Nacional de Teatro, foi inaugurada em 1982, tendo por objetivo colaborar com a difusão do saber circense. A Escola contribui para a constante renovação e qualificação da cena artística contemporânea e é referência na América Latina no campo da formação em Circo.

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.