A Operação Carro-Pipa (OCP), responsável pelo abastecimento de água em cerca de 70 municípios da Paraíba, foi suspensa temporariamente. O comunicado foi emitido nesta quarta-feira pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército e enviado às coordenações municipais da Defesa Civil.
Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza
De acordo com a nota oficial, a interrupção do serviço é decorrente da falta de descentralização de recursos financeiros por parte do Governo Federal. “Informo a Vossa Senhoria que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, destaca o aviso.
O coordenador da Defesa Civil de Junco do Seridó, Gerônio Neto, informou que os gestores municipais já começaram a contactar parlamentares na tentativa de buscar soluções para o problema. Segundo ele, a suspensão da Operação ocorre em um período crítico, marcado por altas temperaturas e aumento da demanda por água. “Esse corte pode trazer consequências graves à população, especialmente em regiões já vulneráveis”, alertou Gerônio.
Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que já comunicou a situação ao Ministério do Planejamento e Orçamento e ao Ministério da Fazenda. O órgão aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade do serviço.