Tornado provoca ‘várias mortes’ e destruição em Iowa, nos Estados Unidos

Anderson Souza

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um tornado provocou mortes e destruição na terça-feira (21) em cidades de Iowa, nos Estados Unidos. Segundo autoridades, que não divulgaram o número de vítimas, a dimensão total dos estragos ainda não pode ser conhecida. Esforços para resgates e buscas de desaparecidos continuaram nesta quarta (22).

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

Uma das cidades mais atingidas foi Greenfield, que tem cerca de 2.000 habitantes. Imagens da imprensa local mostram um rastro de destruição na região –casas foram reduzidas a estilhaços, detritos ficaram espalhados pelas ruas e turbinas eólicas acabaram derrubadas.

“O tornado devastou boa parte da cidade”, disse o sargento Alex Dinkla, porta-voz da patrulha estadual de Iowa. “E podemos confirmar várias fatalidades”, acrescentou, sem especificar quantas.

Dinkla afirmou ainda que pelo menos uma dúzia de pessoas em Greenfield ficaram feridas. Como o hospital local sofreu danos com a passagem do tornado, as vítimas tiveram de ser levadas para unidades médicas em cidades próximas.

A governadora de Iowa, Kim Reynolds, afirmou que visitaria Greenfield nesta quarta para avaliar os danos e orientar as autoridades. “Embora seja muito cedo para saber o impacto total da tempestade, as respostas virão nas próximas horas e dias”, disse.

Segundo a governadora, o estado fornecerá todos os recursos para ajudar na recuperação das áreas impactadas. Ela enfatizou que equipes trabalham para fornecer abrigo e alimentação aos moradores atingidos, além de restaurar a energia em milhares de casas na região.

“Vivi aqui toda a minha vida. Só estou rezando para que todos estejam a salvo e que ninguém tenha se machucado”, disse Valerie Warrior, moradora de Greenfield, em entrevista à KCCI TV, afiliada da rede CBS, perto de algumas das casas destruídas. “Foi assustador, muito assustador.”

Outro vídeo em Greenfield mostrou veículos destruídos e um posto de gasolina danificado. Na cidade vizinha de Adair, pelo menos uma morte relacionada à passagem do tornado foi registrada, disse à agência de notícias Reuters a médica legista Lisa Brown.

A governadora Kim Reynolds declarou estado de emergência em 15 condados da região. A medida permite que os recursos do estado sejam prontamente utilizados na resposta à tragédia.

No condado de Adams, pelo menos três turbinas eólicas quase se partiram ao meio, e uma delas pegou fogo, informou a KCCI. Ainda de acordo com o canal, várias outros equipamentos de infraestrutura e energia foram danificados.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu na terça alertas de tornados e avisos de tempestades severas para grande parte de Iowa e regiões próximas, incluindo partes de Minnesota e Wisconsin. Já nesta quarta, a agência confirmou pelo menos um tornado na cidade de Rollingstone, em Minnesota.

Milhões de pessoas têm sido impactadas por fenômenos meteorológicos extremos e por ondas de calor prolongadas em todo o mundo nos últimos anos. O IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática) já afirmou que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças é causada pela ação humana.

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *