Com o fim do ano se aproximando, o Colégio Pentágono abriu as portas de suas unidades para receber a comunidade escolar em exposições especiais que celebram a trajetória de aprendizado dos estudantes. Ao longo do ano, as turmas foram desafiadas a desenvolver projetos relacionados a um tema específico, todos guiados por perguntas norteadoras. Os resultados foram apresentados aos pais e famílias nas Mostras de Projetos nos dias 22 e 29 de outubro e 5 de novembro.
Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza
As exposições marcam a finalização do processo de aprendizagem daquele ano letivo, mas com a expectativa do que virá para o ano seguinte. “Ao visitá-las, muitos sentimentos estão envolvidos: orgulho dos alunos e professores, aprendizagem significativa, além da contribuição para uma cidadania global, pois os temas envolvem questões sociais, sustentabilidade e diversidade”, diz Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono.
Os Projetos Integradores do Pentágono
Os Projetos Integradores são norteados por eixos temáticos e objetivam incentivar os estudantes para que aprendam de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais, fazendo com que cada um se torne um cidadão engajado com questões de sua comunidade e do mundo, contribuindo com a transformação da realidade em que vivem, ao mesmo tempo em que aprendem. “Nessa proposta, o aluno está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento”, explica Patrícia Nogueira. “Tudo isso está alinhado aos nossos cinco valores: a formação de cidadão do mundo, ser feliz na escola, parceria com as famílias, excelência acadêmica e formação do indivíduo”.
“Esse tipo de experiência leva em consideração uma metodologia pedagógica chamada “Aprendizagem Baseada em Projetos”, que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma colaborativa em busca de soluções”, reforça a diretora.
O trabalho de pesquisa é feito de forma multidisciplinar e interdisciplinar, e envolve, ainda, saídas culturais e pedagógicas. Vale destacar que os alunos do G5 terão ainda terão apresentações especiais para os pais, momento que marca o fim da Educação Infantil. Para concluir o Ensino Fundamental, os estudantes do 9º ano encenarão a peça teatro “Ver e Viver São Paulo” e receberão o livro “Olhares”. Por fim, a 3ª série se prepara para se despedir da escola com a colação de grau, que ocorrerá em meados de dezembro.