Espanha fecha parte do espaço aéreo após alerta de queda de restos de foguete chinês

Anderson Souza

A Espanha fechou brevemente o espaço aéreo sobre a região nordeste da Catalunha e três outras regiões nesta sexta-feira (4), por causa de um alerta para a queda de restos de um foguete chinês, disseram autoridades de emergência da Catalunha.

Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza

PUBLICIDADE

n

“Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades”, disse o serviço em sua conta no Twitter.

n

O Longa Marcha 5B (CZ-5B), o foguete mais poderoso da China, decolou em 31 de outubro do sul da China para entregar o último módulo da estação espacial chinesa atualmente em construção.

n

À medida que a gravidade puxa o foguete de volta à Terra, espera-se que a maior parte dele queime na reentrada, embora haja preocupações que pedaços consideráveis “”possam sobreviver.

n

O serviço de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia disse que os detritos provavelmente voltarão a entrar na atmosfera da Terra no meio do Atlântico e provavelmente pousarão no mar, mas também alertou que o norte da Espanha e Portugal e o sul da Itália também estão dentro da trajetória potencial do foguete.

n

“A probabilidade estatística de um impacto no solo em áreas povoadas é baixa”, disse o EUSST. “Essas previsões, no entanto, vêm com incertezas, e uma estimativa melhor só será possível perto da reentrada.”, completou. 

n

Foi o quarto voo da Longa Marcha 5B desde seu lançamento inaugural em maio de 2020.

n

Em sua primeira implantação, fragmentos do foguete caíram na Costa do Marfim, danificando vários edifícios naquela nação da África Ocidental, embora nenhum ferimento tenha sido relatado.

n

PUBLICIDADE

Os destroços do segundo voo caíram inofensivamente no Oceano Índico, enquanto os restos do terceiro caíram no Mar de Sulu, nas Filipinas.

n

A reentrada do foguete na atmosfera é uma prática internacional comum, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em um briefing regular na sexta-feira, quando perguntado se a China tomou medidas para reduzir os riscos.

n

“Entende-se que o tipo de foguete que você mencionou usa tecnologia especial projetada para que a grande maioria dos componentes que serão destruídos por ablação durante a reentrada na atmosfera, e a probabilidade de causar danos às atividades da aviação e ao solo seja extremamente baixa. “, disse Zhao.

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.