O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (29) etapas de verificação dos sistemas eleitorais que serão usados no 2º turno das eleições, marcado para este domingo (30).
Siga nosso Instagram @blogdoandersonsouza
n
n
n
Entre as etapas deste sábado foi realizada a emissão da zerésima do sistema de totalização dos votos no TSE. A zerésima é um relatório impresso mostrando que não há nenhum voto pré-computado no sistema.
n
n
n
Na impressão do documento, não foram encontrados votos em nenhum dos candidatos, o que comprova que o sistema está pronto para iniciar a totalização dos votos.
n
n
n
Os procedimentos deste sábado fazem parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais — uma série de testes e verificações que asseguram a transparência do processo eleitoral e apontam que os sistemas usados na eleição são seguros.
n
n
n
O evento no TSE teve a participação de técnicos do tribunal. Além da zerésima, também foi realizada a verificação de que os sistemas a serem usados na eleição são os mesmos que foram lacrados no dia 2 de setembro. Foram analisados quatro sistemas, que cuidam da transmissão, recebimento e totalização dos dados.
n
Os procedimentos foram concluídos com sucesso e não foram verificadas irregularidades.
n
Estavam presentes entidades fiscalizadoras, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal (PF), Forças Armadas, Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e representantes do PCdoB, Cidadania e PV.
n
Verificação
n
O objetivo desta etapa é verificar se os sistemas que estão instalados no centro de processamento de dados são os mesmos que foram lacrados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistema eleitoral em setembro.
n
A etapa foi conduzida pelo chefe da seção de totalização e divulgação dos resultados, Alberto Cavalcante.
n
Ele explicou que a verificação realizada neste sábado se refere aos softwares que serão utilizados durante o segundo turno nas etapas de transmissão e totalização dos votos: transportador web, web arquivos, info arquivos e sistema de totalização.
n
“É um conjunto de quatro softwares que são executados no datacenter do TSE e por esse motivo a verificação de assinatura é feita neste momento”, afirmou Cavalcante.
n
n
n